A primeira biografia oficial brasileira de Tom Zé, publicada pelas Edições Sesc São Paulo, é o retrato de um artista à frente do seu tempo.
Isso se torna nítido a partir de uma praxe em sua trajetória, que demonstra o olhar estrangeiro assumindo as rédeas do reconhecimento de sua obra: assim como ocorrido em sua ligação com David Byrne, ex-líder dos Talking Heads, que alavancou sua carreira internacional, o livro que detalha sua carreira também foi concebido por alguém de fora do país.
O responsável pela obra é o crítico italiano e entusiasta da MPB, Pietro Scaramuzzo. Nada mais justo, então, que o lançamento oficial de ‘Tom Zé, o Último Tropicalista’ conte com a presença do escritor, que estará acompanhado do diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, além do próprio biografado, em bate-papo on-line no dia 20/5, às 19h, no canal de Youtube do Sesc Pinheiros (youtube/sescpinheiros).
Radicado em São Paulo desde os anos 1960, quando acompanhou Caetano Veloso e fez parte do espetáculo Arena Canta Bahia, de Augusto Boal, Tom estava presente na gênese do movimento tropicalista e teve um início de carreira bem-sucedido com o LP Grande liquidação.
Durante os anos 1970, Tom caía no ostracismo conforme seus álbuns se tornavam cada vez mais ambiciosos. Foi em meados dos anos 1980 que se deu a primeira intervenção estrangeira em sua trajetória: David Byrne descobriu por acaso o álbum Estudando o Samba em uma de suas vindas ao Brasil e, entre 1990 e 2000, tornou-se fundamental na construção da carreira internacional do artista brasileiro.
‘Tom Zé, o Último Tropicalista’, de Pietro Scaramuzzo, ganhou versão brasileira pelas Edições Sesc da biografia italiana e conta com texto exclusivo do próprio biografado, depoimentos de Rita Lee, Arnaldo Antunes e Emicida na quarta capa, além de novo projeto gráfico, capa e caderno de fotos. Na obra, o autor percorre as trajetórias de vida e obra de Tom Zé, desde seu nascimento em Irará, em 1936, e analisa todos os seus álbuns até o lançamento de Sem você não A, de 2017. Além de cronologia, discografia e vasta quantidade de fotos do cantor, o livro conta com prefácio de David Byrne.
Ficha técnica:
Tom Zé, o último tropicalista Autor: Pietro Scaramuzzo
Edições Sesc São Paulo, 2020
ISBN:978-65-86111-20-0
Preço:R$ 90
Páginas: 336p
Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria
Comentarios