![](https://static.wixstatic.com/media/f4423f_56714893b274409ebdbe133eb50ac42a~mv2.jpg/v1/fill/w_900,h_1125,al_c,q_85,enc_auto/f4423f_56714893b274409ebdbe133eb50ac42a~mv2.jpg)
Considerado um dos maiores festivais de reggae da América Latina, o República do Reggae ganhará o Selo de Reconhecimento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) por respeitar compositores e artistas.
Os organizadores do evento fecharam um acordo com o Ecad para pagar os direitos autorais de execução pública de música da edição deste ano. Além disso, eles terão a responsabilidade de disponibilizar os roteiros musicais dos shows programados para que a instituição faça a distribuição dos valores à classe artística após o evento.
O Festival República do Reggae acontecerá no dia 30 de novembro, no Wet, em Salvador, e terá atrações como Alpha Blondy, Steel Pulse, Edson Gomes, Tribo de Jah, Eek-A-Mouse, Mato Seco, Leões de Israel, Etana, Clinton Fearon e outros.
“Esse festival acontece em Salvador desde 2003 e, por seu histórico de respeitar os direitos autorais da classe musical, receberá o Selo de Reconhecimento este ano. É importante destacar um evento como esse, que demonstra respeito aos compositores e artistas, para que sirva de exemplo para organizadores de outros festivais. É fundamental que todos os eventos entrem em contato com a nossa unidade mais próxima para solicitar o licenciamento musical e ficar em dia com os direitos autorais”, disse Fábio Cunha, gerente do Ecad que atende o estado da Bahia.
O Selo de Reconhecimento do Ecad foi lançado em 2023 e já foram contemplados festivais e eventos como Expo Carnaval Brazil, Festival 10 Horas de Arrocha, Rock in Rio, The Town, Lollapalooza Brasil, Virada Cultural de São Paulo, Verão Maior Paraná 2024 e outros. Ele é destinado a eventos que respeitam e valorizam o trabalho artístico por meio do pagamento do direito autoral à classe musical.
Paralelamente ao selo, o Ecad promove uma campanha voltada para marcas patrocinadoras de festivais. O objetivo é alertar as empresas, que adotam uma agenda de boas práticas de ESG, sobre a importância de alinhar suas marcas a eventos comprometidos com o pagamento do direito autoral para que estejam associadas aos parceiros que cumprem os critérios exigidos pela legislação brasileira, como é o exemplo do República do Reggae.
Kommentarer