top of page
  • Foto do escritoronradioup

O que esperar do mercado de áudio em 2024? Conectividade e inovação devem ditar novidades




O ano de 2024 promete trazer novidades e avanços no mercado de áudio, especialmente no segmento de caixas de som e fones de ouvido. Novos recursos e tecnologias mais sofisticadas surgem para atender à demanda por excelência sonora, promovendo a chegada de dispositivos mais avançados e adaptáveis, que se alinham de maneira refinada a diversas preferências auditivas.

 

“A evolução do mercado de áudio será impulsionada pela interação entre três pilares: conectividade avançada, experiências excepcionais e inovações sustentáveis. Os consumidores podem esperar uma variedade de opções que aperfeiçoam tanto a qualidade do som quanto a praticidade, elevando o patamar tecnológico desse universo”, afirma Luiz Kencis, CEO da Polyvox, marca especializada em criar áudios de qualidade por meio de fones de ouvido, amplificadores, microfones e outros equipamentos.

 

Pensando nisso, o executivo separou as suas principais apostas para 2024, entre recentes inovações e ferramentas tecnológicas, que chegam ao mercado brasileiro ainda mais aprimoradas neste ano. Confira:

 

1 - Conectividade avançada

A conexão sem a necessidade de fios e cabos já está consolidada. Por exemplo, muitos smartphones recentes sequer vêm com entrada para fones de ouvido, exigindo outro dispositivo compatível; caixas de som sem fio são a febre tanto das grandes festas quanto das pequenas reuniões caseiras. Então, a utilização de tecnologias de conectividade mais modernas, como o Bluetooth 5.0 e suas versões futuras, é uma das tendências para este ano.

 

“Ela resultará em melhorias na transmissão de áudio, proporcionando uma ligação sem fio mais estável, prática e eficiente, contribuindo para uma experiência ainda mais satisfatória para os usuários já exigentes”, afirma Luiz.

 

2 - Cancelamento de ruído inteligente

A expectativa de Kencis é que as tecnologias de cancelamento de ruído atinjam novos patamares de inteligência. A incorporação de sensores mais sofisticados e algoritmos aprimorados devem trazer maior capacidade de identificação e neutralização de barulhos externos, uma evolução que promete proporcionar uma experiência auditiva ainda mais imersiva para os usuários, excluindo de vez as interferências sonoras.

 

3 - Sustentabilidade e design inovador

A conscientização ambiental impacta positivamente o setor de design e fabricação de dispositivos de áudio. O executivo explica que as empresas já vêm adotando abordagens mais sustentáveis, incorporando materiais recicláveis e processos de fabricação eco-friendly, sem comprometer a excelência na qualidade sonora; tendência que deve se intensificar em 2024.

 

“Temos visto que é possível fazer produtos de excelência sem gerar uma pegada tão grave, como é comum dos eletrônicos. Essa percepção sustentável é um movimento em direção à responsabilidade ambiental na indústria, buscando equilibrar a inovação tecnológica com práticas mais amigáveis ao meio ambiente”, diz.

 

4 - Baterias de longa duração e carregamento rápido

Ninguém gosta de ficar preso à tomada carregando seus equipamentos, nem ficar na mão quando mais precisa deles. Então, a crescente demanda por conveniência e liberdade deverá impulsionar inovações na durabilidade das baterias, bem como em métodos de carregamento rápido. Esse cenário vai contribuir para o desenvolvimento de tecnologias voltadas para proporcionar experiências mais prolongadas e sem interrupções.

 

5 - Integração de inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) desempenha um papel importante na melhoria da experiência do usuário por meio de recursos como o reconhecimento de voz e a análise de dados. Eles facilitam a utilização rotineira dos dispositivos e permitem uma personalização automática com base nas preferências do usuário.

 

“Esses dois recursos melhoram a maneira como os aparelhos se encaixam na rotina dos consumidores. Eles se integram muito mais facilmente, contribuindo para uma interação mais intuitiva e personalizada com a tecnologia. É um ponto alto de investimento das marcas para este ano”, acredita Luiz.

Comments


bottom of page