top of page
  • Foto do escritoronradioup

Tramas Culturais discute a riqueza sonora do canto dos pregoeiros



Quem nunca foi atraído pela música de um vendedor na praia, ou o barulho da gaita de um amolador ou do caminhão de gás de cozinha? Mas não é de hoje que os sons e a música alcançam papel central na comunicação social.


Desde a antiguidade, quando a comunicação era estritamente oral, as figuras dos pregoeiros anunciavam a venda de gados e outros produtos em voz alta. Muitos estudiosos acreditam que a figura do pregoeiro deu, inclusive, origem à publicidade.


No próximo dia 1º de junho, das 17h às 18h10, a Casa Museu Ema Klabin traz para o seu programa Tramas Culturais o tema O Canto dos Pregoeiros - Uma Cultura Sonora.


O evento gratuito será transmitido pela plataforma Zoom e as inscrições estão abertas no site da casa museu. O encontro será ministrado por José Geraldo Vinci de Moraes, professor de História da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Université Paris-Ouest Nanterre.


De acordo com o professor, nas sociedades modernas urbanas do início do século XX, os pregoeiros continuaram a exercer a função de enviar uma série de recados de caráter sonoro e verbal variado e abrangente, e foram sujeitos responsáveis por comunicar a venda de diversos produtos ao longo da história.


De tradição milenar, os pregões estiveram no cotidiano urbano de determinados períodos, colaborando para compor a paisagem sonora ruidosa das cidades.


Essas práticas cotidianas e informais de produção do som serviram de referência para a produção musical urbana em determinados momentos. Com o tempo, essas práticas se transformaram e abriram espaço para novas relações com os sons e a oralidade.


Esta atividade tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S/A.


Serviço:

Tramas Culturais: O Canto dos Pregoeiros - Uma Cultura Sonora

Data: 1º de junho, das 17h às 18h10, pela plataforma Zoom

Gratuito*

Classificação etária: Livre

95 vagas

Comments


bottom of page