top of page
  • Foto do escritoronradioup

Vem aí a primeira edição da Boogie Week - Semana de Cultura Preta



Com propósito de somar na difusão da cultura preta é que nasce a Boogie Week, uma semana que celebra passado, presente e futuro – reunindo toda multiplicidade dos saberes e tecnologias pensadas por mentes negras na atualidade.


A partir de um extenso estudo de campo, a empresária e advogada Eliane Dias foi ponto de encontro entre um time com a expertise para compor o conceito da semana promovida pela produtora Boogie Naipe, com data para acontecer entre os dias 2 e 5 de dezembro, online e gratuita, via YouTube (acesse aqui). Ao longo da Semana de Cultura Preta, a Boogie fomenta um polo de informação entre painéis de videocast sobre economia, gastronomia, expressões artísticas e, claro, muita música, também nas redes, pelo Instagram (@boogieweek – acompanhe aqui).


“Até onde conseguimos alcançar com memória e imaginação, a tecnologia ancestral que a cultura preta ofertou aos seres humanos sempre esteve fundamentada na observação do tempo”. Assim se inicia o manifesto que rege a Boogie Week, que surgiu a partir de uma pesquisa empírica de Eliane por festivais de diferentes formatos ao redor do mundo.


A falta de um evento que cobrisse a tamanha dimensão da cultura preta foi a motivação inicial para que mais tarde, ao lado de times plurais, Eliane pudesse chegar ao formato da Semana de Cultura Preta. Entre economia, gastronomia, diversidade, dança, esporte, teatro, cinema e muitas outras facetas, a semana é uma celebração.


Pilar da cultura brasileira e de toda extensão diaspórica, a cultura negra é base para uma série de expressões que, agora, ganham uma nova plataforma para expandir seu alcance.


"A religião de matriz africana não discrimina, eu quero o griô comigo, quero todo mundo. E a base, o pilar da Semana da Cultura Preta, é respeito, amor e carinho”, sintetiza Eliane, que ao lado da Terra Preta, produtora de audiovisual, do time de Jef Delgado nas redes sociais, Marina Deeh na direção executiva e Luiz Félix na comunicação geral.


O evento é um fomento do Youtube Shorts e traz o patrocínio do banco digital Neon e da Budweiser.



Comments


bottom of page